Ano é marcado por indicadores positivos na economia de Santa Catarina |
Joinville lidera repasse de ICMS Educação após avanços históricos no IDEB
-
Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação -
Município conquista 11,09% dos recursos, mais do que o dobro do segundo colocado
Joinville consolidou-se como o município de Santa Catarina que mais receberá recursos do ICMS Educação em 2024, devido a avanços expressivos nos indicadores de aprendizagem e fluxo escolar. Dados do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apontam que Joinville garantiu 11,09% do montante total do ICMS Educação, mais que o dobro do segundo colocado, como reconhecimento ao desempenho na educação básica.
Os principais fatores para o aumento foram as melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tanto nos anos iniciais quanto nos finais do Ensino Fundamental. Nos resultados divulgados em agosto, Joinville alcançou uma nota de 7,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, liderando entre cidades de médio e grande porte no Brasil. Nos anos finais, o município subiu para 6,0, conquistando a melhor posição entre as 40 maiores cidades do país, com mais de 500 mil habitantes. Esses números colocam Joinville em destaque no cenário nacional, superando metas de qualidade e garantindo maior investimento.
“O resultado obtido por Joinville no ICMS Educação é um reconhecimento importante dos avanços na aprendizagem e qualidade do ensino conquistados pela Rede Municipal. Com um repasse maior de recursos, também temos a possibilidade de que outras melhorias sejam realizadas, viabilizando resultados ainda melhores no futuro”, explica Andrei Kolaceke, diretor executivo de gestão da Secretaria de Educação.
Além das notas do IDEB em Língua Portuguesa e Matemática, o aumento nos recursos também reflete o avanço na taxa de aprovação e na significativa redução do abandono escolar, com índices de 99,54% de aprovação nos anos iniciais e 98,37% nos anos finais, as melhores marcas de Joinville desde 2005. A taxa de participação dos alunos nas provas do IDEB também subiu, de 90,78% em 2021 para 96,21% em 2023.
Com o reforço no orçamento proveniente do ICMS Educação, Joinville poderá investir ainda mais em projetos e ações para continuar elevando a qualidade da educação na Rede Municipal.
Deixe seu comentário